ENEM: Você sabe o que é dominar linguagens? - 22 de julho de 2013

 

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) parte de 5 eixos cognitivos para avaliar os candidatos. São eles: dominar linguagens,compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Entenda o que é dominar essas linguagens e prepare-se para o ENEM 2013.

 

Todas as áreas de conhecimento exigidas pelo exame possuem sua linguagem específica e o que o MEC espera dos alunos que fazem a prova é que eles consigam dominar e fazer bom uso das linguagens, não só portuguesa, mas também matemática, artística, científica e de uma língua estrangeira (inglês ou espanhol).

 

Segundo o professor Tadeu da Ponte, da Primeira Escolha, "uma pessoa domina linguagens na medida em que ela consegue identificar, por meio dos recursos expressivos utilizados, qual é a característica do sistema de comunicação no qual o texto está inserido", ou seja, o conhecimento adquirido pelo aluno ao longo dos anos deve ser utilizado para entender textos e situações-problema apresentadas ao longo da prova.

O Ministério da Educação, cobra, a partir do ENEM, linguagens que considera mínimas de todas as áreas do conhecimento. A ideia é que os alunos saibam dominar conteúdos mínimos de cada área e estejam aptos a aprender qualquer conteúdo, a partir daí. Além das linguagens básicas, o exame lista conteúdos atuais para que o aluno esteja integrado ao mundo moderno, como impactos sociais, tecnologias de informação, direitos conquistados pelo povo em suas lutas e o funcionamento da política moderna.

 

Fonte: Universia

 


 

Endereço

Caes Centro
Rua São Sebastião, 516 – Santa Cruz Shopping, 2º piso–Centro
36013-260 Juiz de Fora-MG | Telefone: (32) 3215-7005

.....................................................................

Caes Zona Norte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4795 - Nova Era
Cep- 36085-000 Juiz de Fora | Telefone: (32) 3223-3142